quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Robótica Educacional


    As principais teorias de aprendizagem que sustentam a prática da robótica na educação são o construtivismo e o construcionismo. Piaget destaca que manipular artefatos é a chave para a criança construir seu conhecimento (PIAGET, 1974). O mesmo propõe os estágios de desenvolvimento da criança, o que deve ser considerado no processo de ensino e aprendizagem.
   A essa ideia Papert(1980) criou o conceito de construcionismo , onde a construção do conhecimento acontece de maneira efetiva em um contexto onde o aprendiz está conscientemente engajado em construir um objeto público, seja um castelo de areia na praia ou um artefato tecnológico. O aprender fazendo é primordial nessa teoria.
  Segundo o Dicionário Interativo da Educação Brasileira (2004), Robótica Educacional ou Pedagógica é um termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares, permitindo programar, de alguma forma, o funcionamento de modelos.
  Segundo Maisonette (2002), com a robótica educacional, o aluno passa a construir seu conhecimento através de suas próprias observações e aquilo que é aprendido pelo esforço próprio da criança tem muito mais significado para ela e se adapta às suas estruturas mentais. Nesse contexo, o ambiente de aprendizagem poderá ser ampliado e integrado as demais disciplinas.

DICIONÁRIO INTERATIVO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Agência Educa Brasil. Disponível em: www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=49. Acesso em: 29 out. 2019.

MAISONNETTE, Roger. A utilização dos recursos informatizados a partir de uma relação inventiva com a máquina: a robótica educativa. In: Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação – Paraná. Disponível em: www.proinfo.gov.br. Acesso em: 29 out. 2019.

ROBEDUC – Robótica Educacional. Disponível em: www.geocities.com/Eureka/ Enterprises /3754/robo/index.htm. Acesso em: 29 out. 2019.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais




     Olá pessoal, dando continuidade aos conteúdos que estão sendo estudados na disciplina de RDE, hoje estou compartilhando com vocês um pouco das coisas novas que venho aprendendo.  Confesso que a último aula me deixou com alguns questionamentos.

     A cada aula descubro um conceito novo, e dessa vez foi Digital Based Game Learning. Mas o que é mesmo isso? Traduzindo, vamos falar de Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Então vamos lá, segundo Prensky (2012), a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais é um processo interativo de alto envolvimento, que permite um diálogo mais equitativo entre teoria e prática, que possbilita a união entre o conteúdo educacional e os jogos de computador ou on-line.

  Ainda de acordo com esse autor, a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais funciona principalmente por três razões: o envolvimento acrescentado vem do fato da aprendizagem ser colocada em um contexto de jogo;  o processo interativo de aprendizagem empregada pode assumir muitas formas diferentes dependendo dos objetivos de aprendizagem; e  a maneira como os dois anteriores são unidos, há muitas formas de fazê-lo e a melhor solução é altamente contextual.

    Nesse sentido, Gros (2003) apresenta alguns benefícios que os jogos educacionais podem trazer ao processo de ensino e aprendizagem: efeito motivador, facilitador do aprendizado, desenvolvimento de habilidade cognitivas, aprendizado por descoberta, experiência de novas identidades, socialização e comportamento expert. 

    Para uma maior compreensão, peço que acessem o link a seguir, Games e Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, onde a pós doutora e professora Lynn Alves num vídeo aborda  com clareza a temática.


REFERÊNCIAS:

GROS, B. The impact of digital games in education. First Monday, v. 8, n. 7, jul. 2003. Disponível em: CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação V. 6 Nº 2, Dezembro,2008. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2019.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac, 2012.

sábado, 19 de outubro de 2019

O uso do PODCAST como Recurso Digital Educacional

Olá pessoas, dando início a uma sequência de seis podcasts, todos com temáticas relacionadas a disciplina de Recursos Digitais Educacionais (RDE), estou postando aqui pra vocês o link para que vocês possam ouvir O Conceito de Tecnologia. E logo após, oriento que acessem o blogue da Sara para continuar ouvindo os demais podcasts.

Acesso ao primeiro podcast:

Para dar continuidade aos demais podcasts, acessem o blog da Sara:

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Qual a definição de Webcurrículo? O que são Metodologias Ativas?


Ao estudar o problema 02 da disciplina apresento as definições de Webcurrículo e Metodologias Ativas.

CONCEITO


DEFINIÇÃO

AUTOR




WEBCURRÍCULO
Pode ser entendido como uma espécie de currículo que se organiza em redes multimodais, hipertextuais e hipermóveis, com possibilidade de incorporar novos conhecimentos e informações e também de estabelecer inter-relações entre as pessoas.




Almeida (2014)




METODOLOGIAS ATIVAS
São estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada, híbrida.



Moran (2017)
Fonte: Almeida (2014); Moran (2017)


segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CONCEITO DE TECNOLOGIA, TÉCNICA, TDIC E TIC.


Hoje gostaria de compartilhar com vocês alguns conceitos que serão recorrentes no decorrer da disciplina. Como apoio usei as referências citadas no primeiro dia de aula, bem como o vídeo postado no blog da nossa colega Sara. Segue o link para conferir na íntegra  https://redegito.blogspot.com/2019/10/afinal-o-que-e-tecnologia.html


Mapa Conceitual 01- Conceito de Tecnologia e Técnica



Referências:

O conceito de Técnica e Tecnologia de Álvaro Vieira Pinto. Disponível em:https://youtu.be/uNMMBa9OsHM. Acesso em 05 de outubro de 2019.

PINTO, Á. V. O conceito de tecnologia. vol. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

Tecnologia Digital da Informação e Comunicação(TDIC) e
 Tecnologia da Informação e Comunicação(TIC)

Segundo Pimentel (2017), as TDIC podem ser entendidas como tecnologias que se baseiam em sistemas computacionais e conexão com a internet como características, diferenciando-se das Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC) exatamente pela presença do digital, mas não sendo seu único elemento que lhes distingue das TIC, pois as TDIC: Concentra a possibilidade de tráfego de informações nas mais diferentes mídias e redes;-Amplia a velocidade de emissão da informação e seu alcance geográfico; -Promove novas relações da sociedade com a informação.

Referência:
PIMENTEL, F. A aprendizagem das crianças na cultura digital. Maceió: EDUFAL, 2017.


Problema 11 - Espaços Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos

O estudos sobre essas temáticas não foram tão simples. Por alguns vezes retornei aos textos estudados e aos rascunhos manuscritos. Num p...