quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais




     Olá pessoal, dando continuidade aos conteúdos que estão sendo estudados na disciplina de RDE, hoje estou compartilhando com vocês um pouco das coisas novas que venho aprendendo.  Confesso que a último aula me deixou com alguns questionamentos.

     A cada aula descubro um conceito novo, e dessa vez foi Digital Based Game Learning. Mas o que é mesmo isso? Traduzindo, vamos falar de Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Então vamos lá, segundo Prensky (2012), a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais é um processo interativo de alto envolvimento, que permite um diálogo mais equitativo entre teoria e prática, que possbilita a união entre o conteúdo educacional e os jogos de computador ou on-line.

  Ainda de acordo com esse autor, a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais funciona principalmente por três razões: o envolvimento acrescentado vem do fato da aprendizagem ser colocada em um contexto de jogo;  o processo interativo de aprendizagem empregada pode assumir muitas formas diferentes dependendo dos objetivos de aprendizagem; e  a maneira como os dois anteriores são unidos, há muitas formas de fazê-lo e a melhor solução é altamente contextual.

    Nesse sentido, Gros (2003) apresenta alguns benefícios que os jogos educacionais podem trazer ao processo de ensino e aprendizagem: efeito motivador, facilitador do aprendizado, desenvolvimento de habilidade cognitivas, aprendizado por descoberta, experiência de novas identidades, socialização e comportamento expert. 

    Para uma maior compreensão, peço que acessem o link a seguir, Games e Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, onde a pós doutora e professora Lynn Alves num vídeo aborda  com clareza a temática.


REFERÊNCIAS:

GROS, B. The impact of digital games in education. First Monday, v. 8, n. 7, jul. 2003. Disponível em: CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação V. 6 Nº 2, Dezembro,2008. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2019.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problema 11 - Espaços Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos

O estudos sobre essas temáticas não foram tão simples. Por alguns vezes retornei aos textos estudados e aos rascunhos manuscritos. Num p...