quarta-feira, 20 de novembro de 2019

INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE




Hoje estou aqui para falar um pouco sobre os conceitos de Interação e Interatividade. Coisa que não achei tão simples, uma vez que, os conceitos são diversos e autores nem sempre convergem entre si. Mas vamos lá tentar entender um pouco mais.

Antes quero trazer o conceito e definição de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que são compreendidos como espaços de construção do conhecimento por meio do desenvolvimento de atividades educativas, mediadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), valorizando a interação e o trabalho colaborativo (MARTINS, TIZIOTTO E CAZARINI; 2016). Nesse sentido, podemos pensar qual a relação entre esses conceitos. Para um melhor entendimento vamos as definições.

Em seu livro Interação on-line, Pimentel (2013), decreve Interação como ação recíproca entre dois ou mais atores, em que ocorre intersubjetividade e pode haver uma relação direta ou indireta, quando midiatizada por algum veículo técnico de comunicação (pode ser síncrona ou assíncrona). Já o termo Interatividade ainda segundo o autor, pressupõe a potencialidade técnica oferecida por determinado meio (cd, hi­pertextos, jogos) ou então pode ser compreendida como a ação humana sobre a máquina, recebendo em troca uma realimentação, ou seja, um feedback.

Para promover interação e a interatividade no AVA e criar um ambiente de aprendiza­gem, tem certas características que devem ser consideradas como: escolha, diversidade e qualidade da interação que se estabelecem no ambiente (PAPERT, 1994). Nesse sentido é preciso que o professor estabeleça o tipo de interação que melhor se adequa a realidade. Vejam agora algumas características dos tipos interações, segundo Pimentel (2013):
·         Cooperativa: Todos participam da resolução problema, mas cada uma faz sua parte;
·         Colaborativa: Todos participam da resolução problema, cada um realizando sua parte, e auxiliando os demais; coletividade.
·         Mútua: Baseia-se na co-construção, há reciprocidade.
·         Reativa: Baseia-se na transmissão; não há reciprocidade.


REFERÊNCIAS
MARTINS, D. O.; TIZIOTTO, S. A.; CAZARINI, E. W. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs). Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 15, 2016.

PIMENTEL, F. S. C. Interação on-line: um desafio da tutoria. Maceió: EDUFAL, 2013.




2 comentários:

  1. Bom dia, Davi!

    O contexto apresentado por você casa com aquilo que foi apresentado por Andrea, no Blog dela, ela também partiu das definições de interação e como elas se caracterizam na prática. Ela propôs a construção de um texto compartilhado, que talvez você tenha interesse em participar, deixando as suas contribuições. Bem, para mim, ficou claro que você parte de um entendimento mais amplo acerca da relação entre interação e interatividade, rebuscando em suas leituras um conceito mais próximo daquilo que você acredita ser cada tema. Achei bastante interessante a sua forma de escrever, certamente leitores que tem um estilo mais formal de leitura, vai procurar o seu blog, porque você tem um poder de síntese que é muito bom e não precisa da ludicidade que outros buscam (até porque depende do estilo de escrita de cada um) - mas, eu gosto do seu jeitinho de escrever -.

    Abraços e obrigado pela parceria!

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