Olá
caros colegas, hoje a temática é Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada
(RA). Confesso que venho demorando a atualizar o blog e quando assim resolvo
fazer, me vejo imerso em conteúdos, artigos, livros e vídeos do youtube, e por
muitas vezes passo maior tempo nessa tarefa. O tema de hoje me levou a assistir
inúmeros vídeos, bem como trechos de alguns livros que serão citados nas referências.
Para
início de conversa busquei compreender
conceito e a definição de Virtual. Nesse sentido Levy (2003) conceitua Virtual como algo
que está relacionado a ambientes ou elementos que são sintetizados por meio de
dispositivos digitais e que podem ser replicados de forma imaterial. A exemplo
podemos citar o smartphone, o tablet, o computador como dispositivos que nos
possibilita acesso aos ambientes virtuais.
A partir
desse contexto surge o conceito de Realidade Virtual (RV) que Jerald (2015)
define como um ambiente digital gerado computacionalmente que pode ser experienciado
de forma interativa como se fosse real. A realidade virtual nesta perspectiva, é
uma interface avançada para aplicações computacionais, que permite ao usuário a
movimentação (navegação) e interação em tempo real, em um ambiente
tridimensional, podendo fazer uso de dispositivos multissensoriais para atuação
ou feedback.
Já a Realidade Aumentada (RA) é
entendida como um sistema que suplementa o mundo real com objetos virtuais
gerados por computador, parecendo coexistir no mesmo espaço e apresentando as seguintes
propriedades (Azuma et al., 2001):
· -combina
objetos reais e virtuais no ambiente real;
· -executa
interativamente em tempo real;
· -alinha
objetos reais e virtuais entre si;
· -aplica-se
a todos os sentidos, incluindo audição, tato e força e cheiro.
Portanto, diante dos
materiais de estudos uma diferença básica entre RV e RA, é que o principal objetivo da RV é usar
a tecnologia para substituir a realidade ao passo que o principal objetivo da
RA é melhorar a realidade(Billinghurst et al. 2015).
REFERÊNCIAS
BILLINGHURST,
Mark et al. A survey of augmented reality. Foundations and Trends® in Human–Computer
Interaction, v. 8, n. 2-3, p. 73-272, 2015.
JERALD, J. The VR book:
human-centered design for virtual reality. Morgan & Claypool, 2015.
LÉVY, P. Que é o Virtual?, O.
Editora 34, 2003.
Olá prof. Davi
ResponderExcluirInicialmente registro que me deixou alguns segundo confuso. Como usou o mesmo layout do blog da disciplina dei e vezes F5 para perceber que se tratava de seu blog...
Mas, vamos lá... que habilidades e competência percebe que está desenvolvendo com a nossa disciplina? O que aprendeu com o último PBL?