quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)


     Olá caros colegas, hoje a temática é Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). Confesso que venho demorando a atualizar o blog e quando assim resolvo fazer, me vejo imerso em conteúdos, artigos, livros e vídeos do youtube, e por muitas vezes passo maior tempo nessa tarefa. O tema de hoje me levou a assistir inúmeros vídeos, bem como trechos de alguns livros que serão citados nas referências.
     Para início de conversa busquei compreender  conceito e a definição de Virtual. Nesse sentido Levy (2003) conceitua Virtual como algo que está relacionado a ambientes ou elementos que são sintetizados por meio de dispositivos digitais e que podem ser replicados de forma imaterial. A exemplo podemos citar o smartphone, o tablet, o computador como dispositivos que nos possibilita acesso aos ambientes virtuais.
    A partir desse contexto surge o conceito de Realidade Virtual (RV) que Jerald (2015) define como um ambiente digital gerado computacionalmente que pode ser experienciado de forma interativa como se fosse real. A realidade virtual nesta perspectiva, é uma interface avançada para aplicações computacionais, que permite ao usuário a movimentação (navegação) e interação em tempo real, em um ambiente tridimensional, podendo fazer uso de dispositivos multissensoriais para atuação ou feedback.
    Já a Realidade Aumentada (RA) é entendida como um sistema que suplementa o mundo real com objetos virtuais gerados por computador, parecendo coexistir no mesmo espaço e apresentando as seguintes propriedades (Azuma et al., 2001):
·         -combina objetos reais e virtuais no ambiente real;
·         -executa interativamente em tempo real;
·         -alinha objetos reais e virtuais entre si;
·         -aplica-se a todos os sentidos, incluindo audição, tato e força e cheiro. 
        Portanto, diante dos materiais de estudos uma diferença básica entre RV e RA, é que o principal objetivo da RV é usar a tecnologia para substituir a realidade ao passo que o principal objetivo da RA é melhorar a realidade(Billinghurst et al. 2015). 

REFERÊNCIAS

BILLINGHURST, Mark et al. A survey of augmented reality. Foundations and Trends® in Human–Computer Interaction, v. 8, n. 2-3, p. 73-272, 2015.

JERALD, J. The VR book: human-centered design for virtual reality. Morgan & Claypool, 2015.

LÉVY, P. Que é o Virtual?, O. Editora 34, 2003.

Um comentário:

  1. Olá prof. Davi
    Inicialmente registro que me deixou alguns segundo confuso. Como usou o mesmo layout do blog da disciplina dei e vezes F5 para perceber que se tratava de seu blog...

    Mas, vamos lá... que habilidades e competência percebe que está desenvolvendo com a nossa disciplina? O que aprendeu com o último PBL?

    ResponderExcluir

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