Com base nos materiais estudados, podemos compreender
os Laboratórios Virtuais de Aprendizagem(LVA) de acordo com Iowa (1999) que define
os LVA como “[...] espaços eletrônicos de trabalho destinados à colaboração a
distância e experimentação em pesquisa ou outra atividade criativa para gerar e
distribuir resultados utilizando a informação distribuída e as tecnologias de comunicação”
(IOWA, 1999, p.10). Nesse sentindo, por meio dos LVA é possível que os
estudantes interajam com situações virtuais que reproduzem um ambiente real,
fazendo uso de simulações.
A intenção não é que o LVA substitua o laboratório
real, mas que possa ser utilizado como uma ferramenta complementar, podendo
criar oportunidades em situações comumente dificultadas por questões
financeiras, quando no contexto de uso dos laboratórios reais. Esse tipo de recurso aliado ao processo de
educação poderá contribuir para
autonomia dos estudantes estimulando-os na construção de conhecimentos
significativos, favorecendo a aprendizagem colaborativa e simulando
experiências bem próximas da realidade.
Bibliografia:
AMARAL, E. M. H.; ÁVILA, B.; ZEDNIK, H.; TAROUCO, L. Laboratório Virtual
de Aprendizagem: Uma Proposta Taxonômica. Novas Tecnologias na Educação.
Porto Alegre, v. 9, nº 2, dez. 2011. Disponível em:
. Acesso em: 02 fev.
2020.
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