domingo, 2 de fevereiro de 2020

LVA na Educação



Com base nos materiais estudados, podemos compreender os Laboratórios Virtuais de Aprendizagem(LVA) de acordo com Iowa (1999) que define os LVA como “[...] espaços eletrônicos de trabalho destinados à colaboração a distância e experimentação em pesquisa ou outra atividade criativa para gerar e distribuir resultados utilizando a informação distribuída e as tecnologias de comunicação” (IOWA, 1999, p.10). Nesse sentindo, por meio dos LVA é possível que os estudantes interajam com situações virtuais que reproduzem um ambiente real, fazendo uso de simulações.
A intenção não é que o LVA substitua o laboratório real, mas que possa ser utilizado como uma ferramenta complementar, podendo criar oportunidades em situações comumente dificultadas por questões financeiras, quando no contexto de uso dos laboratórios reais.  Esse tipo de recurso aliado ao processo de educação poderá contribuir  para autonomia dos estudantes estimulando-os na construção de conhecimentos significativos, favorecendo a aprendizagem colaborativa e simulando experiências bem próximas da realidade.

Bibliografia:

AMARAL, E. M. H.; ÁVILA, B.; ZEDNIK, H.; TAROUCO, L. Laboratório Virtual de Aprendizagem: Uma Proposta Taxonômica. Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 9, nº 2, dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problema 11 - Espaços Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos

O estudos sobre essas temáticas não foram tão simples. Por alguns vezes retornei aos textos estudados e aos rascunhos manuscritos. Num p...